Durante o ano de 2015 a Agência Um – agência de publicidade do Recife (PE) – comemorou o seu 15º aniversário de maneira surpreendente: passou a se chamar Agência 15.
Coube à Blackbird a tarefa de criar uma identidade visual "mutante", sem perder a unidade do logotipo com a marca da Agência Um. A partir do traço único da marca "mãe", desenvolvemos o logotipo da Agência Quinze, que serviu de base para o desenvolvimento de diversas submarcas e uma identidade visual múltipla, dinâmica e festiva. Do atendimento telefônico aos corredores e salas, a Agência Um se vestiu de Agência 15.
o que fizemos
arquitetura de marcas.
design de marca, submarcas, identidade visual e design de pontos de contato: papelaria, poster, camisetas e material promocional.
Aqui, uma boa arquitetura de marcas era fundamental. Como a possibilidade de versões de submarcas era infinita segmentamos o uso por critério de legibilidade em submarcas decorativas e assinaturas. As versões assinaturas garantiram total legibilidade podendo substituir a marca da Agência 15 nos materiais desenvolvidos. Já as decorativas não tinham o compromisso de leitura da Agência 15 e serviram como ilustrações para as peças. Porém, ao se tornarem "pano de fundo" para a sobreposição do logotipo ou usadas como "textura" do logotipo, passavam para a categoria de assinatura e apropriando-se, então, das mesmas funções.